Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRT-SP: Cabe ao julgador admitir e valorar a prova tida por ilícita

    Recurso impetrado por auxiliar de enfermagem visava reformar decisão de primeira instância que não reconheceu vínculo empregatício. Como prova da relação de trabalho reivindicada, a reclamante apresentou gravação de conversa feita sem o conhecimento de um dos interlocutores, procedimento que poderia, hipoteticamente, ser considerado ilícito.

    A análise do recurso ordinário julgado pela 10ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região colocava em choque dois princípios constitucionais: a garantia à inviolabilidade da intimidade e da privacidade, por um lado; e a garantia à dignidade da pessoa humana, do valor social do trabalho e do acesso à informação inerente ao exercício profissional e da ampla defesa, por outro.

    Apesar do discutível método utilizado pela reclamante, a Juíza Convocada Lilian Gonçalves, relatora do recurso, entendeu que nesse caso a prova deve ser tida como válida, já que estavam em risco valores fundamentais. A não validação da evidência apresentada poderia respaldar a lesão a um direito fundamental de maior relevância, segundo a relatora. A juíza resgatou entendimento anterior do STF, considerando que gravação telefônica feita por um dos interlocutores para repelir conduta ilícita do outro, mesmo sem o seu conhecimento, não pode ser enquadrada na vedação prevista pelo artigo , inciso LVI da Constituição Federal, passando a constituir exercício regular de direito e de legítima defesa.

    Para o julgamento do caso, também foi considerada a lição de Nelson Nery Junior, segundo a qual "não devem ser aceitos os extremos: nem a negativa peremptória de emprestar-se validade e eficácia à prova obtida sem o conhecimento do protagonista da gravação sub-reptícia, nem a admissão pura e simples de qualquer gravação fonográfica ou televisiva" .

    Na visão da relatora, "em caso extremamente graves e excepcionais, quando estiverem em risco valores fundamentais, também assegurados constitucionalmente, cabe ao julgador admitir e valorar a prova tida por ilícita. Significa dizer que, no caso concreto, deve haver uma análise de proporcionalidade dos bens jurídicos protegidos e quando ocorrer uma lesão a um direito fundamental de maior relevância, a prova deve validamente admitida."

    Dessa maneira, os magistrados da 10ª Turma do TRT-SP, por unanimidade de votos, deram provimento parcial ao apelo da reclamante, reconhecendo vínculo de emprego e outros pedidos.

    O acórdão nº 20090633282 foi publicado no DOeletrônico em 01/09/2009.

    Boletins de Jurisprudência podem ser consultados na aba Bases Jurídicas/Jurisprudência, dentro da página do TRT-SP.

    Notícia de caráter informativo

    Permitida a reprodução mediante citação da fonte

    Secretaria de Assessoramento em Comunicação Social

    Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

    • Publicações5026
    • Seguidores632057
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações151
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-sp-cabe-ao-julgador-admitir-e-valorar-a-prova-tida-por-ilicita/1967807

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)