Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aberta a Semana Nacional da Conciliação

    Realizada nesta segunda-feira (08), no Salão dos Atos do Memorial da América Latina, a abertura oficial da Semana Nacional de Conciliação marcou o início da nova edição do evento, que visa incentivar a consolidação de acordos amigáveis como forma de solucionar processos.

    O Ministro Gilmar Mendes, Presidente do Conselho Nacional de Justiça, realizou a abertura oficial da Semana, ao lado dos Presidentes do TRT-SP, TRF-3, TJ-SP, TRT-15; do Ministro Corregedor Nacional de Justiça, e de diversas outras autoridades presentes.

    “Na conciliação, só há beneficiados", afirmou o Ministro. “A sociedade aprende a conciliar, cria uma nova cultura, enquanto para a justiça representa um novo quadro de organização de procedimentos”, disse ao lembrar que com acordos, há redução da enorme sobrecarga de processos do Judiciário.

    Memorial da América Latina

    Em uma área de três mil metros quadrados, estruturada com ar-condicionado, mesas e computadores, foram montadas três tendas de cores diferentes: verde para o TRT-SP; azul para o TRF-3 e amarelo para o TJ-SP.

    A união dos três maiores tribunais do país tem o objetivo de dar força ao movimento pela conciliação, difundindo ainda mais a prática conciliatória. “Essa união é muito significativa. Conciliar faz bem para a Justiça e faz bem para o Brasil”, afirmou o Presidente do TRT-SP, Desembargador Decio Sebastião Daidone. Ao longo da semana, os três tribunais devem realizar juntos 12.550 audiências no Memorial da América Latina. O TRT-SP estima a realização de 2.100 audiências no local, entre processos de 1ª e 2ª Instâncias.

    Primeiro dia do evento

    Todas as varas do trabalho da 2ª Região estão realizando cerca de 25 audiências por dia cada uma. Na segunda-feira (07), estima-se que o índice de acordo tenha sido próximo a 37%.

    “Concretizei muitos acordos hoje, o que é muito bom, e espero que continue assim até sexta-feira”, revela a Advogada Alessandra Magalhães, que participa de audiências no Memorial da América Latina. “A estrutura está excelente. Os juízes estão bem focados e partes propensas a celebrar acordo”, elogia.

    Até o fim da semana, o TRT-SP deve realizar mais de 20 mil audiências, em toda 2ª Região. Na capital, as 90 varas do Fórum Ruy Barbosa possuem 11.250 audiências agendadas.

    • Publicações5026
    • Seguidores632052
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aberta-a-semana-nacional-da-conciliacao/2029350

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)