Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Palestra "Psicologia do Testemunho" enfatiza importância da audiência

    Iniciando os trabalhos do Ano Letivo da Escola da Magistratura, a Desembargadora Suzana de Camargo Gomes, do TRF 3ª Região, ministrou palestra sobre a "Psicologia do Testemunho". O evento foi realizado dia 2, no auditório do subsolo do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa.

    Durante a palestra, ressaltou a importância da audiência para as partes. É nessa sessão, para a Desembargadora, que o jurisdicionado guarda a imagem da própria Justiça, de como foi tratado ao buscar seus direitos no Poder Judiciário.

    Discorrendo sobre depoimentos, apontou que a percepção dos fatos não é idêntica para duas pessoas. Afirmou que esta é influenciada pela experiência pessoal, cultural e profissional, que agrega informações tornando-a diferente.

    Individualizados, a Desembargadora destacou que os depoimentos não se somam, devendo ser observados com acuidade não só nas informações prestadas como na linguagem não verbal.

    Magistrados e advogados devem observar, ainda, outras particularidades de cada testemunha, como sua idade, condição econômica e cultural, de forma a possibilitar a apuração das informações trazidas pelo depoimento.

    Atentando para os cuidados da testemunha preparada, a Desembargadora chamou a atenção para a linguagem não verbal, cuja veracidade é mais difícil de dissimular.

    Após discorrer sobre valoração do testemunho e técnicas de se aproximar da verdade, a Desembargadora falou sobre a importância da postura dos juízes para a melhor condução do interrogatório e para coibir o falso testemunho.

    A Palestrante, Des. Suzana de Camargo Gomes, é mestre em ciências jurídico-políticas junto à Faculdade de Direito de Lisboa, Portugal, com a dissertação "A Justiça Eleitoral brasileira e sua competência"; pós-graduada em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC e Escola de Magistrados da Justiça Federal, além de especialista em Direito Penal e Processual Penal pelo Conselho da Justiça Federal - CEJ e Universidade de Brasília - UnB.

    Foi juíza do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (2003-2005), do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Mato Grosso do Sul (1990-1992 e 1993-1994) e procuradora do Estado do Paraná. Atualmente é vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

    • Publicações5026
    • Seguidores632057
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações482
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/palestra-psicologia-do-testemunho-enfatiza-importancia-da-audiencia/748493

    Informações relacionadas

    Expert em psicologia do testemunho, doutora orienta juízes sobre depoimento especial

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)