Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRT-SP firma convênio com Cartórios de Protestos de Títulos

    Na última sexta-feira (12), o Tribunal Regional do Trabalho da 2a Região firmou convênio com o Instituto de Protesto de Títulos de São Paulo, com o intuito de agilizar a execução de ações trabalhistas.

    Ao considerar legal a possibilidade de protesto das sentenças judiciais, o convênio define os procedimentos a serem observados para o protesto de título executivo judicial a partir da emissão de certidões de crédito trabalhista pelas Varas da 2ª Região da Justiça do Trabalho.

    Pioneiro no judiciário brasileiro, o procedimento é inovador em relação a seu funcionamento, já que será realizado totalmente on line, por meio de um módulo web a ser desenvolvido pelo Instituto, acarretando agilidade e segurança.

    "O objetivo é fazer com que a possibilidade do título ser levado a protesto iniba a inadimplência", afirmou a Juíza Maria Cristina Christianini Trentini, Titular da 29ª Vara do Trabalho.

    A previsão é de que o sistema operacional seja entregue no início de 2009 pelo Instituto de Protesto de Título, quando o TRT-SP também emitirá normas de procedimentos internos para utilização do novo convênio. No primeiro momento, o convênio on line poderá ser utilizado apenas pelas Varas da Capital.

    Na assinatura do convênio, realizada na sexta-feira, às 15h, no Gabinete da Presidência, estiveram presentes o Desembargador Decio Sebastião Daidone, Presidente do TRT-SP; Juíza Maria Cristina Christianini Trentini, Titular da 29 Vara do Trabalho da Capital, Juiz Gustavo Henrique Bretãs Marzagão, Titular da 1a Vara de Registros Públicos e Corregedor Permanente dos Tabeliães de Protestos da Capital; José Carlos Alves, do 1º Tabelião e representante do Instituto de Protesto de Títulos de São Paulo; Thomaz Clovis Marchetti, do 4º Tabelião; José Mário Bimbato, do 6º Tabelião; Carlos Alberto Nicolau e Sônia Muraca Galvane, do 7º Tabelião; José Roberto Ferreira Gouvêa, do 8º Tabelião e Gilseu Batista dos Santos, do 10º Tabelião.

    • Publicações5026
    • Seguidores632053
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações856
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-sp-firma-convenio-com-cartorios-de-protestos-de-titulos/398085

    Informações relacionadas

    Provimento do TRT-2 disciplina regras no protesto de título executivo

    Hélio Craveiro, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    Penhora Sobre Faturamento de Franqueadora

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)